HORA DO MAMAÇO 2016

“Presente saudável, futuro sustentável.”

logo2016

Amamentar é sustentável! Essa é a campanha da Hora do Mamaço 2016, acertadíssima, pensando ecologicamente. Sublinhar esse aspecto da amamentação rende assunto pra mais de hora, muitos pontos pra ligar. Basta dizer que, amamentar está relacionado ou toca a todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde da gestante; combater a aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

A Hora do Mamaço é um acontecimento, o sucesso da tentativa de articulação entre diferentes grupos de mães, de diferentes lugares, que se organizam pra amamentar todas, em local estratégico, no mesmo dia, na mesma hora. Muita certeza de se estar defendendo um bem comum. Tem sido lindo!
Rio das Ostras está na terceira edição da Hora do Mamaço, celebrando a Semana Mundial de Aleitamento Materno, uma realização das mulheres maravilhosas que fazem o evento de fato e se juntam com suas crias para participar, da doula e fisioterapeuta Daniela Lima, da Prefeitura de Rio das Ostras e do Gineceu – Rede de Apoio à Mulher que, em parceria, não deixam passar despercebida a necessidade da manutenção de um espaço de debate e união entre as mães que amamentam e sua família, envolvendo a sociedade inteira.
Amamentação é um assunto de suma importância e difícil trato, polêmico. Não porque existam dúvidas sobre os benefícios naturais que a vivência dessa etapa de formação e crescimento traz para a criança. Mas por questões culturais, nossa sociedade é muitíssimo mal resolvida em muitos níveis, quanto a muitos assuntos, especialmente se esses disserem respeito à sexualidade, mais ainda se estivermos tratando da perspectiva feminina.
Assim, o ato de alimentar nossos filhotes conforme o protocolo da natureza, mamíferos mamando a mama, deixou de ser natural pelo entendimento da sociedade, e paramos de amamentar. Coisas ruins aconteceram e resolvemos lutar pelo direito à escolha, de verdade, da amamentação. Pela amamentação. Como dizem as boas vozes: a gente milita pela amamentação porque o desencorajamento dela é institucional, já está garantido. Então vamos apoiar quem precisa de apoio pra escolher diferente do que já é, garantindo assim a manutenção da diversidade.
Os temas abordados até hoje foram:
2014 Amamentar em qualquer hora, em qualquer lugar!
2015 Trabalhar e Amamentar, só basta apoiar.
2016 Amamentar é sustentável!
Só coisa de base, de valor. Você não pode faltar, precisamos da sua presença, do seu sorriso, da sua certeza, da sua declaração pública de cuidado para com o mundo que todos habitamos. Até lá.

Abraço,
Equipe Gineceu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *