Primeiros Ensaios

Lastros da Maternidade teve seu primeiro encontro, foi dezembro de 2016 no Utopias Espaço Psi. E conhecemos algumas das mulheres incríveis que vão testemunhar com o corpo e a voz aquilo que consideram marcas herdadas dessa experiência extra sensorial que é a maternidade.

Nós humanos sempre estabelecemos padrões estéticos para dizer o que é belo e o que não é. Desejo compartilhado de impor ao outro e a nós mesmos (somos o outro dos outros) um modo “correto”, “belo” e “bom” de ser, comer, vestir. Controle e aprovação distribuídos igualmente entre diferentes. Resultado, há os belos e há os que não o são. Contradição isso numa sociedade de cultura individualista, onde o eu e o meu são o que de mais precioso alguém poderia ter. Mas não é por ser contraditório que a gente não pratica, lutamos contra a existência de um padrão de beleza e para isso é preciso reconhecê-lo. Feito isso é possível transcender, pois partimos de algum lugar que não nos cabe mais, ainda bem.

Queremos fotografar o que é pra você marca da maternidade. O que o espelho te mostra feito 3×4, como registro de transformação que lhe concedeu a identidade da maternidade a olhos nus, na cara, à vista de todos. A marca que nós, feito Caim, ganhamos pra sermos reconhecidas enquanto mães por onde formos.

Do primeiro encontro, onde as mulheres incríveis das quais falei, se conheceram e conheceram Lucas Machado, nosso querido parceiro de projetos, saíram dois ensaios, inacreditáveis, e já tem foto pra gente admirar.

Cada mulher fotografada também fala, registra em palavra suas emoções para o tema, aguarde, as próximas fotos vem com legenda, com a palavra das mulheres marcadas.

Apreciem sem moderação.

Elis Barbosa

One thought on “lastrosdamaterniadeprimeirosensaios

  1. Lucas Machado tem um olhar que nos doma. Firme e delicado, ele dirige com sensibilidade. O resultado não poderia ser outro: nossa beleza essencial capturada.
    Lia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *