Oficina de Cuidados na Primeira Infância

Módulo I – do nascimento de fato ao nascimento do sujeito

“Boa é a vida inspirada pelo amor e guiada pelo conhecimento.”, disse Bertrand Russel, filósofo. Partimos daí para propor um projeto apaixonado pela assistência ao desenvolvimento infantil e guiado pelo conhecimento que disponibilizamos a pais e profissionais envolvidos direta ou indiretamente na criação das nossas crianças.

Nesse sentido, nosso trabalho oferece a todos os interessados nos cuidados na primeira infância, conhecimento e trocas de experiências que instrumentalize para o melhor trato possível com sujeitos essencialmente carentes do investimento do outro para seu pleno “vir a ser”, nossas crianças.

Preparamos, na nossa Oficina de Cuidados na Primeira Infância, três módulos cujo conteúdo orienta sobre os processo de desenvolvimento psíquico-social dos bebês desde o nascimento até sua adaptação escolar.

1° módulo: Desenvolvimento Infantil do Nascimento de Fato ao Nascimento do Sujeito

Como funciona a mente do bebê nos primeiros meses de vida, que competências ou percepções sensoriais ele adquire em que momentos, e o impacto que essas competências ou percepções tem no desenvolvimento psíquico-emocional desse sujeito. Sobre como os cuidados e o afeto são bases sólidas para que o sujeito se sinta seguro para seguir vivendo e, então, aprendendo.

Se o mais potente estímulo é o afeto, seu canal é o cuidado. Para entender isso melhor falar sobre, trocar experiências, ouvir sobre algumas teorias da psicanálise que tratam do assunto.

Benefícios previstos: Outras percepções possíveis do desenvolvimento infantil e constituição do sujeito, possibilitando a resignificação da relação entre cuidadores e crianças.

Elis Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *